Você sabe como fazer a gestão de barbearia do jeito correto e sem erro? Neste artigo, o Pontos Beleza Pura separou um guia de sucesso para que aumente as vendas do seu estabelecimento de forma prática.
O que é e para que serve a gestão de barbearia?
A gestão da barbearia serve para que o estabelecimento mantenha maior controle sobre os gastos, investimentos e faturamento. Para que, deste modo, seja possível melhor investir o dinheiro que está entrando no caixa, apresentando maior controle de riscos.
Para começar, é necessário que se mantenha o controle do fluxo de caixa, que servirá para administrar tudo o que está entrando e saindo.
Dessa forma, será possível analisar os valores e entender onde estão os furos que fazem com que o caixa termine o mês no vermelho. E, claro, será possível propor melhorias e possíveis correções para cada situação.
Qual é o segredo para ter uma barbearia de sucesso?
Um dos segredos essenciais para ter uma barbearia de sucesso é que realize um bom gerenciamento. No entanto, apenas isso não basta: é necessário que conte com um diferencial.
Mas, do que se trata este diferencial? É alguma vantagem oferecida pela marca que os concorrentes não garantem para os clientes, como, por exemplo, um programa de fidelidade que permite armazenar pontos a cada compra de serviços para que sejam trocados posteriormente por algum brinde ou desconto.
Realizar uma boa administração das redes sociais, deixando as informações claras junto aos preços, também é uma forma de atrair mais clientes para o seu negócio. Publique fotos de cortes e projetos já realizados, que servem como portfólio.
Afinal, tudo o que está relacionado a impactos na autoestima e beleza, o cliente tende a pensar mais de uma vez, pois impactará como ele é visto e se vê.
Como fazer a gestão de barbearia?
Confira, abaixo, algumas dicas práticas para realizar a gestão da barberia sem complicações e garantir mais clientes, além de um caixa sempre equilibrado financeiramente:
- Tenha alguém para as questões burocráticas: desse modo, diminuirá os riscos de passar pela malha fina da Receita Federal ao se esquecer de dados relevantes. A emissão de notas também é necessária para comprovar o faturamento da instituição privada.
- Fidelize os clientes: o Pontos Beleza Pura possui um programa de fidelidades que permite os clientes da sua barbearia acumularem pontos para os trocar por descontos ou brindes.
- Invista em marketing e tecnologia: investir em marketing e inovação para o seu estabelecimento fará com que adquira boa reputação nos meios digitais, além de que auxiliará a atrair mais clientes.
- Localização: a localização é um dos pontos a serem analisados quando se trata de um estabelecimento físico. Opte por estar no centro ou em locais com fácil acesso. Não fique muito escondido, pois isso dificulta seu ponto de ser encontrado, o que faz com que o cliente pense duas vezes antes de marcar algo.
- Planejamento financeiro: é mais que necessário para realizar novos investimentos sem correr o risco de quebrar ou terminar o mês com o caixa da empresa no vermelho. Atente-se a isso.