Fazer a barba e cortar o cabelo não são únicos serviços que os homens procuram ao investirem na aparência. Nos últimos 5 anos, o mercado da beleza masculina teve um crescimento de mais de 7% anualmente, tendo seu faturamento dobrado. Pensando nisso, os empreendedores devem pensar em diversas possibilidades para ampliar os serviços da sua barbearia.
Conforme dados da empresa de pesquisa, Euromonitor Internacional, que monitora o segmento de beleza em mais de 70 países, o Brasil já alcançou 20% da participação no mercado global de beleza e tende a crescer ainda mais. Até 2022, sua evolução anual foi de mais de 11%.
Por que ampliar os serviços da sua barbearia?
Tanto o mercado de moda, quanto o mercado de beleza e estética masculino têm recebido mais investimento nos últimos anos. Os homens estão aprendendo cuidar mais do seu visual e estão mais exigentes em relação à sua aparência. Com isso, tem surgido barbearias modernas, lojas específicas de moda masculina, entre outros.
As barbearias possuem decoração especial e devem oferecer serviços além do básico como barba e corte. Elas precisam oferecer muito mais como tratamento de pele e de cabelo, massagem, produtos importados, jogos como sinuca e videogames, serviços de bar, mimos e televisão como transmissão de esportes.
Independe da localização da sua barbearia, tenha em mente que o público sempre procura um diferencial. Ele pode ser no leiaute do estabelecimento, no conhecimento dos profissionais ou nos serviços extras para cuidar da beleza dos clientes.
Para ter sucesso, é importante que seus clientes se sintam à vontade e chame os amigos.
Para isso, entenda qual é o seu público, sua faixa etária, como eles se comportam, seus gostos e preferências. Depois, faça uma pesquisa de mercado com seu público-alvo para saber o que eles buscam. A partir daí, você vai poder construir o perfil do seu cliente ideal com seus desejos, hábitos de consumo e necessidades. Por consequência, você vai poder montar os melhores serviços para sua clientela.
Serviços diferenciais
Boa parte dos homens não têm a menor ideia de quais produtos combinam melhor com sua pele ou com seu cabelo. Cabe ao barbeiro oferecer esse leque de opções. Para isso, é importante estudar técnicas, se manter atualizado no mercado. Os principais serviços que sua barbearia pode oferecer são:
# 1 Cabelo
- Lavagem
- Corte
- Finalização
- Coloração
- Corte à máquina e com tesoura
- Relaxamento
# 2 Rosto
- Limpeza de pele
- Barba completa
- Esfoliação
- Toalha quente
- Hidratação
- Design de sobrancelhas
- Barba desenhada
- Máscara
# 3 Corpo
- Depilação
- Massagem corporal
- Manicure
- Pedicure
- Visagismo, mudança visual que harmoniza com o estilo de vida e o biótipo do cliente.
# 4 Entretenimento
- Wifi
- Televisão
- Sinuca
- Videogame
- Bar com serviços de bebidas e petiscos
- Canto do café
Razões para ampliar os serviços da sua barbearia
Como visto acima, você pode oferecer diversos serviços na sua barbearia. As principais razões para ampliar esses serviços são:
- Fidelizar os clientes
- Aumentar seu faturamento
- Tornar seu estabelecimento um ponto de encontro e uma referência
- Driblar a concorrência.
Confira abaixo 5 motivos para não usar cartão fidelidade de papel na sua barbearia