Programa de Fidelidade
Qualidade no atendimento: Entenda a importância para seu negócio

Qualidade no atendimento: Entenda a importância para seu negócio

O preço de um serviço ou produto não é o único motivo que faz com que os consumidores decidam qual empresa vai lhe atender. O atendimento é a segunda razão pela qual os clientes se tornam leais a determinada marca. De acordo com uma pesquisa do Grupo Padrão, 61% dos consumidores acreditam que a qualidade no atendimento é mais importante do que um preço bom.

A importância da qualidade no atendimento

A qualidade no atendimento é extremamente importante. Ela passa desse a resolução de um problema, tirar uma dúvida, oferecer um feedback… E para isso, o cliente precisa ter canais acessíveis para falar com você.

De acordo como relatório da Microsoft, 56% dos consumidores afirmaram que deixariam de adquirir um serviço ou produto de uma empresa, por conta de uma experiência de atendimento ruim.

Por outro lado, um cliente satisfeito vai voltar várias vezes à sua empresa e indicar seu negócio para amigos, familiares e seguidores.

Vantagens em ter qualidade no atendimento

Se você tem um salão de beleza, barbearia ou esmalteria, há várias vantagens em aplicar a qualidade no atendimento. As principais são:

Redução do Custo de Aquisição do Cliente – Se você tem excelência no atendimento, não vai precisar gastar com estratégias para adquirir novos clientes. Um bom atendimento garante clientes engajados que farão a propaganda do seu estabelecimento.

Otimização dos serviços – Ter qualidade no atendimento permite que não haja desperdício de tempo em tarefas mais simples, nem que os colaboradores cometam erros básicos que vão prejudicar a experiência do cliente. Com isso, os serviços serão otimizados.

Fidelizar e reter os clientes – A forma mais eficiente do seu cliente se tornar fiel à sua marca é ter qualidade no atendimento. De acordo com um estudo da American Express, 65% dos consumidores afirmaram que estão dispostos a gastar mais para ter qualidade no atendimento.

Mas é importante que você entenda, que ao atendimento ao cliente é desde o momento que entra no seu estabelecimento até o pós-serviço, incluindo relacionamento pelas redes sociais.

Sua equipe precisa também entender a importância da qualidade no atendimento. Para isso, realize treinamentos, faça reuniões semanais, entre outros.

Aumento de confiança e credibilidade – A qualidade no atendimento é fundamental para que seu cliente sai encantado do seu estabelecimento por toda experiência de compra. Dessa forma, será criada uma rede de confiança e credibilidade entre público e seu negócio.

Como criar estratégias para melhorar o atendimento ao cliente?

Um atendimento de qualidade vai contribuir para sua empresa aumentar o número de clientes, vender mais, e por consequência, aumentar seus lucros. Confira as principais estratégias para melhorar o atendimento ao cliente:

  • Implemente o omnichannel, ou seja, seu cliente deve conseguir falar com você em diversos canais.
  • Redução o tempo de espera do cliente.
  • Utilize a tecnologia ao seu favor com redes sociais, históricos de clientes e programas de fidelidade, entre outros,
  • Pratique uma comunicação humanizada
  • Monitore a satisfação dos seus clientes por meio de pesquisas.

A melhora do atendimento vai trazer retornos positivos para sua empresa e para seus colaboradores. Gostou do Conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.