Faz parte de uma boa estratégia de marketing, encontrar seu público-alvo no Instagram e conhecê-lo profundamente. É de fundamental importância entender o que motiva seus seguidores, para produzir o conteúdo certo para eles.
Como encontrar seu público-alvo no Instagram
Para encontrar seu público-alvo no Instagram, é importante seguir as seguintes dicas abaixo:
#1 Construa persona macro
Caso seu estabelecimento já definiu sua persona, aproveite as informações para definir o público-alvo para o Instagram. A buyer persona é a personificação do cliente ideal. Pergunte para você mesmo, quais são seus principais serviços e o que eles fazem pelos seus clientes. O que o seu público está procurando?
#2 Utilize dados demográficos
Os dados demográficos obtidos das análises do Instagram, podem dizer muito sobre seu público-alvo. Clique em “Insights”, vá em “Público” e confira as estatísticas sobre seus seguidores como faixa etária, localização, sexo, entre outros.
#3 Colete insights da concorrência
Para você entender sobre seu público-alvo, é importante analisar o público dos seus concorrentes no Instagram. Confira os tipos de postagem que são publicados e os tipos de seguidores que a concorrência tem.
Com isso, você poderá entender se existe segmentos de público ou lacunas ausentes que seu negócio não está atendendo.
#4 Faça enquetes
Quer saber mais sobre seu público, pergunte diretamente para ele. Faça enquetes no Instagram Stories com perguntas relevantes para entender melhor o seu público, melhorar a segmentação no Instagram.
Como alcançar e engajar o seu público-alvo
Mas não basta apenas encontrar seu público-alvo no Instagram, é importante saber o que fazer com essas informações.
Após encontrar seu público, é necessário aplicar determinadas práticas para engajar e alcançá-lo no Instagram. Confira as mais utilizadas:
Utilize hastags certas – Hastags certam levam ao público-certo. Pesquise as hastags mais relevantes para seu segmento.
Participe de conversas populares e relevantes – Com isso, você vai entender melhor o que seu público está pensando.
Utilize a marcação de local – Aproveite ao máximo o recurso de marcação de local do Instagram. Ele pode aumentar de forma significativa a visibilidade das suas postagens pelo público.
Aproveite os dados analíticos – é importante aproveitar os insights de desempenho dos conteúdos já públicos para entender a preferência do seu público. Com isso, você vai entender qual conteúdo gera mais engajamento e repercute com seu público. A partir daí, você poderá fortalecer sua estratégia de marketing nessa rede social.
Para fortalecer sua estratégia de engajamento, é fundamental entender seu público-alvo no Instagram e do que eles gostam de consumir.
Utilize essas dicas para encontrar, pesquisar e engajar o seu público no Instagram. Quer saber mais dicas sobre Instagram? Confira mais artigos no nosso blog.