Programa de Fidelidade
Por que muitos salões de beleza fecham antes de completarem um ano?

Por que muitos salões de beleza fecham antes de completarem um ano?

#01 – Introdução

Todos nós sabemos que ser empresário no Brasil nunca foi fácil.

Mas como persistência é característica forte do brasileiro, desistir não faz parte do vocabulário da grande maioria.

Muitos sonham em ser donos do seu próprio negócio. Porém, a realidade é que fomos educados pelos pais, pela escola, pela sociedade, para sermos OPERÁRIOS/TÉCNICOS.

Assim como nossos pais, nossas escolas não nos ensinam a sermos empreendedores.

Somos criativos por natureza e enfrentamos o mundo do empreendedorismo com raça, força e fé mesmo sendo cegos e ignorando os perigos dessa selva de loucos empreendedores neste mundo chamado de corporativo.

Mas, a pergunta que muitos fazem é:

Vale a pena investir em meu sonho e correr atrás de abrir meu próprio negócio?

A resposta é sim e não.

Se você é ambicioso, corajoso, sonhador, criativo, enérgico, e está disposto a enfrentar problemas e transformar esses problemas em soluções, eu digo SIM, você deve abrir seu próprio negócio.

Mas antes de abrir, faça este pequeno teste.

Vamos tomar como exemplo e falar com você que quer abrir um salão de beleza ou uma barbearia.

Ao deitar, feche os olhos imagine você dentro do seu salão de beleza, crie um modelo ideal em sua cabeça, sinta o local, os móveis, as pessoas trabalhando, sorrindo, felizes, clientes esperando, telefone tocando, clientes saindo sem ser atendidas, pense nas contas, no aluguel, nos fornecedores, nos boletos, uma colaboradora que não apareceu para trabalhar, a agenda cheia, quem irá atender no lugar da pessoa que faltou justo naquele dia que o salão está cheio, pense em outra colaboradora que precisa receber adiantado, um secador que queimou, a cor do cabelo que a cliente não gostou etc.

Pense em todos os problemas possíveis que podem acontecer dentro do seu salão todos os dias.

Sinta sua respiração. Como você está?

Conseguiu passar por todos esses desafios com inteligência emocional para resolver os problemas?

Agora pense nas coisas boas, salão cheio, clientes satisfeitas e felizes, contas em dia, final do mês com dinheiro sobrando no caixa para investir em outras coisas,  faça planos para o futuro, imagine você com dois ou mais salões, agora você está sendo reconhecida, sua família está feliz, te elogia sempre, você é uma empresária de sucesso.

Qual foi a reação do seu corpo?

Você conseguiria viver sua vida cuidando desse seu sonho?

Se a resposta é sim, eu aconselho a ir em frente com seu projeto de ter seu próprio negócio. Você tem espírito empreendedor e saberá resolver os problemas quando esses aparecerem, porque todos nós sabemos que eles existem em qualquer empresa, seja pequena, média ou grande. Seja um salão, uma loja de roupas, um bar, mercearia ou qualquer outro negócio.

O que diferencia uma empresa de outra, não são os problemas, mas a forma que os recebemos e os conduzimos.

Sendo assim, vamos entender o porquê muitos salões abrem e fecham suas portas antes mesmo de completarem um ano.

Como coach, consultora e gestora na área da beleza, percebo claramente que salões de beleza / barbearias / estéticas e outros empresas do ramo da beleza fecham por pequenos erros, e que por serem muito insignificantes não são dados o devido valor, passando despercebidos pelos donos.

Coloco aqui os que mais encontrei ao longo dos anos como consultora.

  • Os donos não aprenderam a ser empreendedores
  • São mais operários do que donos do próprio salão
  • Trabalham muito sem tirar férias
  • Não sabem administrar e gerenciar
  • Falta de Planejamento
  • Falta de Capital de Giro
  • Profissionais sem capacitação
  • Falta de humildade
  • Concorrência acirrada
  • Falta de união entre os profissionais

A seguir, vamos falar um pouco de cada um desses itens e vocês verão que é a realidade.

#02 – Os donos não aprenderam a ser empreendedores

O que é ser empreendedor e qual a diferença entre ser empreendedor e ser empresário.

Digamos que EMPRESÁRIO é aquela pessoa que tem uma empresa, é como uma profissão. É quase um empregado da sua própria empresa.

O empresário levanta, vai para a empresa, trabalha lá o dia todo, paga as contas, reclama de tudo, só enxerga problemas e no final da tarde volta para casa cansado, estressado, reclamando, nervoso etc.

No dia seguinte tudo se repete, e no outro também. É sempre a mesma coisa, nada muda em sua empresa, porque o dono não muda. O dono acostuma-se com o que tem, não sai da mesmice, porque é mais confortável. (dá trabalho sair da zona de conforto)

Inovar dá trabalho, precisa estudar, pensar, arregaçar as mangas, correr atrás. E isso muitos empresários não querem se dar ao trabalho, é mais fácil reclamar e encontrar um culpado.

E o EMPREENDEDOR como age?

O empreendedor é aquele que carrega a empresa, no corpo, na cabeça, na mente, na alma. Ele ama o que faz, ele sonha, ele pensa na empresa, ele delega funções para sobrar tempo para ele pensar na empresa.

E quando ele volta para casa, ele volta cansado, mas feliz, ele comenta em casa com a família sobre seu dia, seus planos para o futuro.

O empreendedor é um sonhador, faz planos, tem sede de sucesso, de melhorias, de fazer o melhor, de ajudar o outro.

O empreendedor reconhece o esforço dos outros, sabe agradecer, sabe pedir perdão, tem humildade para pedir desculpas quando está errado, é enérgico, autoritário sem perder a humildade. É o líder que as pessoas admiram e querem segui-lo.

pessoas assim como donos(as) de salão de beleza, não perdem seus colaboradores, suas parceiras para outros salões

#03 – São mais operários do que donos do próprio salão

Um outro problema que afeta muito salões de beleza é o fato de os proprietários do salão serem mais “OPERÁRIOS” do que PROPRIETÁRIOS do próprio salão

Operária é aquele que opera, faz, executa o trabalho.

Vejo donas de salão trabalhando muito sem tempo para cuidar de si mesma, da sua saúde, da aparência. Vivem como se não existisse o amanhã, como se não existisse mais ninguém que saiba fazer o que ela faz.

E quando pergunto:

– Por que você não coloca alguém para te ajudar?

Incrível como as respostas são sempre as mesmas.

“Porque tenho medo de perder meus clientes, a pessoa não irá fazer como eu faço”.

Então, eu pergunto.

– E porque você não ensina uma pessoa a fazer como você faz, assim você poderá atender mais pessoas, ter um tempo a mais para cuidar de você, de sua família.

E mais uma vez a resposta é quase sempre igual a muitas que ouço.

“Porque é sempre assim, a pessoa aprende tudo e depois monta um salão para ela e eu além de ter ensinado de graça ainda perco meus clientes”.

Devido a esse tipo de postura, a pessoa trabalha muito, não tem tempo para PENSAR no seu salão como empresa que precisa crescer, um salão que possa crescer sem precisar da presença da dona todos os dias, a todo momento.

Notem o porquê eu afirmo que O MAIOR PROBLEMA DE MUITOS SALÕES FECHAREM ESTÁ NO FATO DO EMPRESÁRIO NÃO SABER SER UM EMPREENDEDOR?

Pessoas empreendedoras não são egoístas. Pessoas empreendedoras estão sempre querendo ajudar as pessoas a serem melhores, estão sempre procurando fazer o melhor onde eles atuam com objetivo de melhorar a vida, não apenas pessoal, mas também a vida de outras pessoas.

#04 – Trabalhar muito sem tirar férias

Ouço muitas donas de salão reclamando que trabalham muito e não tem tempo e nem dinheiro para sair de férias.

O fato de trabalhar muito é justamente por não pensar e agir como empreendedor. Porque empreendedor delega outras pessoas para fazer as funções para ele ter seu tempo para pensar na empresa, para sair, passear, descansar.

Quem nunca ouviu a frase “quem trabalha muito, não tem tempo para ganhar dinheiro”. Talvez essa frase nunca tenha chamado a sua atenção, mas o fato é que, quando você trabalha muito com o corpo, seu cérebro não reage com a mesma criatividade que quando você sai para passear.

Quando você tira férias, seu corpo e mente descansam, você verá coisas novas, sua criatividade aflora, virá novas ideias, você se anima, sonha, faz planos e poderá voltar para seu trabalho renovado, com mais energia, revigorado.

Assim atenderá melhor as pessoas, terá melhores assuntos para conversar enquanto estiver atendendo seu cliente.

Ao voltarmos das férias normalmente voltamos mais tranquilos, mais calmos e isso reflete em nosso comportamento. Tratamos melhor as pessoas que nos rodeiam, somos mais amigáveis, e consequentemente teremos mais clientes, porque um cliente bem atendido ele sempre voltará e te indicará para outras pessoas.

Entendem a importância das férias? Férias não é luxo e sim necessidade e até um investimento se você estiver atenta às novidades. Se você é empresária comece a pensar e planejar suas férias hoje mesmo.

 

#05 – Não saber administrar e gerenciar

Sem dúvida uma das maiores causas de falência de qualquer empresa, principalmente de salão de beleza é a falta de gestão e administração.

Mas afinal, administrar e gerenciar não é a mesma coisa?

O que eu preciso em meu salão, de um administrador ou um gestor?

Administração trata a empresa como um todo, é o responsável pelo ambiente favorável e o crescimento da empresa

Gestão trata de algo específico, para otimizar, tornar aquele “trabalho” “serviço” melhor e mais rentável.

Diante desses conceitos, vemos que você precisa aprender a administrar e gerenciar bem seu salão para que tenha lucro.

ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO praticamente é – Planejar- Organizar- Liderar- Controlar.

COMO ADMINISTRAR E GERENCIAR DE FORMA CORRETA

Um bom administrador pode levar um salão a ter sucesso mesmo não entendendo nada de salão, enquanto um profissional de salão por mais que ele saiba sobre cortes, químicas etc, se não souber administrar ele irá trabalhar sempre no vermelho.

Se você não sabe administrar, é aconselhável que pague um profissional competente para fazer a administração e gestão. Mas se seu salão ainda é pequeno e você não tem como pagar um administrador, então, você precisa aprender. Você não precisa fazer uma graduação em Administração ou Gestão caso não queira ou não tenha possibilidades, mas aprenda o básico e coloque em prática.

Primeira coisa a ser feito é PLANEJAMENTO.

#06 – Falta de Planejamento

Planejar é colocar no papel tudo que você quer conquistar, determinando metas alcançáveis com datas para começar e terminar.

Para cada objetivo, faça novo planejamento com metas e submetas.

(o certo é fazer planejamento anual, semestral, mensal, semanal e diário)

Você fez seu planejamento, é hora de colocar em ação. Agora vem a segunda parte, organização.

ORGANIZAR é colocar seu salão em ordem. Verificar seus pontos negativos e fazer o máximo para consertá-los

Organizar a agenda, o estoque, os fornecedores, a qualidade dos serviços prestados e principalmente as contas.

Vejo muitos pequenos empreendedores errando em suas empresas por não terem um controle financeiro rigoroso, principalmente quando é uma empresa pequena e familiar.

Quer ver o lucro do seu salão? Comece com uma boa gestão financeira.

É muito simples. Basta separar as contas do salão, das contas da sua casa, suas finanças pessoais.

Para isso você, dona do salão precisa ter um pró-labore (seu salário) todo mês.

As suas contas precisam ser pagas com seu salário.

Muitos erram simplesmente por achar que a sua empresa tem que pagar todas as suas contas.

Jamais pegue dinheiro do caixa do salão para pagar suas contas pessoais. Em último caso, faça um “vale” para ser descontado em seu pró-labore (pagamento)

Mas, lembrando sempre, a gestão financeira precisa começar em sua casa com suas contas pessoais.

CONTROLAR – uma das funções de um administrador ou gestor é ter o controle de tudo na empresa.

Controle de tudo que entra e sai em seu salão (produtos, dinheiro etc)

Aqui o papel do GESTOR é bem mais acentuado, pois um bom gestor procurará otimizar os serviços para diminuir tempo, custos etc

Um bom exemplo para diminuir tempo e custo é usar software de gestão.

LIDERAR – o papel de um administrador é também de um líder.

O líder não precisa ser autoritário, mandão para que as pessoas o respeitem.

Um bom líder lidera pelo exemplo. Fazer a coisa certa para que os outros o respeite e o siga.

Você que tem salão e quer que seus colabores e parceiros fiquem com você por muito tempo, seja o exemplo, seja um líder admirável, faça a coisa certa, seja humano(a), olhe para o “outro” e faça o mesmo que gostaria que fizessem como você.

Nada nos ensina mais do que o exemplo, nada nos ensina mais do que nos colocar no lugar do “outro”.

#07 – Outro grande problema de salões fecharem é: Falta de Capital de Giro

O que é Capital de Giro?

Capital de Giro é o dinheiro necessário que você deixa em reserva para bancar o funcionamento do seu salão, no caso de algum imprevisto e para manter seus fornecedores em dia até o recebimento dos seus clientes.

#08 – Profissionais sem Capacitação

Se você tem um salão, uma barbearia, estética ou qualquer outra empresa, não entregue nas mãos de pessoas despreparadas. O cliente é seu maior patrimônio e precisa ser bem atendido por pessoas educadas, amigáveis, carismática e acima de tudo que saiba fazer bem o serviço.

Se o cliente é bem atendido pela sua recepcionista, se é bem atendido pela sua manicure, sua cabeleireira e os demais profissionais que trabalham em seu salão, ele sairá feliz, e com certeza falará bem do seu salão para as amigas e com certeza voltará sempre.

Mas, se ele não for bem atendido ele irá procurar outro salão e ainda falará mal do seu salão para outras pessoas.

Saiba que um cliente satisfeito com seus serviços irá falar bem de você para algumas pessoas, mas se seu salão não atendeu as expectativas do cliente, ele com certeza falará mal do seu salão para muito mais pessoas.

Portanto, capacite seus profissionais para entregarem mais do que o esperado pelo cliente e você terá seu salão sempre cheio.

#09 – Falta de Humildade

Ser humilde é tratar as pessoas com educação, respeito, sem querer ser melhor do que os outros. Não tem nada a ver com ser bobo.

Há momentos em nossa vida que somos arrogantes, creio que todos nós já passamos por fases assim, nos sentindo superiores. Mas depois que passa essa fase e olhamos para trás vemos que não ganhamos nada, a não ser inimizades.

O ideal é estarmos sempre nos posicionando como aprendizes, mesmo quando alguns acharem que você é mestre ou mestra no que faz. Isso fará de você mais amável e respeitada por todos.

Vemos muitos empresários arrogantes, vaidosos, que não sabem ouvir os outros, que não estão abertos à aprendizagem porque acham que sabem muito, sabem mais do que seus colaboradores, seus parceiros, somente pelo fato de estarem na posição de donos.

Acredito piamente que não é com arrogância, estupidez, nem querendo ser o dono da verdade, aquele que sabe tudo, que vamos conquistar as pessoas e nos dar bem.

Salões de beleza com proprietários com esse perfil, estão sempre trocando de colaboradores, de parceiros e isso causa transtornos, prejuízos e perca de cliente, tendo que gastar muito mais energia e dinheiro com ações para conquistar mais clientes.

Treinar novos funcionários e conquistar novos clientes é muito mais difícil e caro do que fidelizar os que já tem.

Se você tem postura arrogante e deseja melhorar, pratique o autoconhecimento, conheça suas fraquezas e suas competências e conquiste sua autoconfiança e verá o quanto sua vida mudará para melhor. Experimente!

#10 – Concorrência Acirrada

Se antes nos preocupávamos em atender bem o cliente, hoje é uma obrigação, porque a concorrência está batendo às nossas portas.

São mais de 500 mil de salões formais no Brasil, com mais alguns milhares de informais. E a previsão de crescimento até 2021 é de 4,5%.

Estima-se que há cerca de 1,5 milhão de cabeleireiros em atividade em todo o país. (Fonte Sebrae)

Então, se você deseja ardentemente crescer com seu salão, prepare-se e prepare sua equipe.

Procure ser diferente dos demais. Procure estar atenta às novidades. Faças novos cursos, vá a feiras, eventos de beleza e workshops.

Pesquise, busque informações, estude, faça o melhor, entregue mais do que seu salão promete.  O mercado é competitivo e vai se destacar quem tiver um diferencial. Somente assim você poderá ter a agenda cheia.

Lembre-se, conquistamos o cliente com bom atendimento, com bons serviços, com um ambiente agradável, com amor, carisma, satisfação, alegria.

Entenda a real necessidade do seu cliente, e dê a ele a solução ideal, o que ele está procurando.

Não é o preço do seu concorrente que vai tirar o cliente do seu salão.

Pesquisas comprovam que o preço não é o que faz seu cliente ser fiel a você ou não. Na realidade o cliente se afasta do seu salão/barbearia/estética pelo fato de o profissional não conseguiu gerar o valor necessário.

Valor é diferente de preço. Pense nisso!

#11 – Falta de União entre os Profissionais

Este item eu deixei por último neste artigo porque em resposta a uma pesquisa feita nas mídias sociais, muitas pessoas colocaram que um forte motivo para o fechamento de salões de beleza é a falta de união da classe.

Sabemos o quanto a “união faz a força”.

No mundo globalizado como estamos vivendo ninguém mais trabalha sozinho.

Não existe mais “cada um em seu quadrado”.

Hoje temos que unir forças e conhecimentos se quisermos sobreviver no mercado.

Estou sempre chamando atenção em minhas consultorias, em minhas palestras que a bola da vez agora é PARCERIA.

Nunca o ditado popular “uma andorinha só não faz verão”, fez tanto sentido no mundo corporativo e muito mais forte ainda no mundo da beleza.

Quer crescer, não veja seu concorrente como inimigo e sim como parceiro!

Malu Iasuki-  Life & Business Coach

Coach- Gestora- Mentora- Consultora- Palestrante

Idealizadora do curso Gestão Simplificada para Salões de beleza / Barbearia / Estética.