Programa de Fidelidade
Dicas para satisfazer seu cliente de salão de beleza

Dicas para satisfazer seu cliente de salão de beleza

Muitas empresas estão mais focadas em preços, produtos e na concorrência e não se atentam para o mais importante: satisfazer o cliente. Hoje em dia, o consumidor atual se afasta de empresas que não mantém um relacionamento com os seus clientes e não oferecem valor algum ou não atende à suas expectativas. Confira as principais dicas para satisfazer seu cliente de salão de beleza.

De acordo com o papa do marketing Philip Kotler, o marketing atual está complementarmente voltado para o comportamento dos consumidores, com ações focadas e humanizadas nos clientes. As empresas não devem pensar que o cliente é apenas um comprador, mas também um ser humano com emoções, valores, sentimentos e crenças.

Os salões de beleza devem criar práticas inovadoras para gerar valores intangíveis para seus clientes e despertar neles as melhores experiências. Assim o relacionamento será criado. O cliente deve vir sempre em primeiro lugar para construir vantagem competitiva, ter participação de mercado e manter uma marca forte.

Experiências positivas

Sua empresa não deve apenas sobreviver no mercado, ela precisa fazer a diferença e satisfazer os clientes. Hoje, o atendimento é o grande diferencial para manter um negócio de sucesso. Segundo Bruno Calderaro, partner e coach da SBCCoaching Empresas, “das experiências de consumo, 70% são baseadas em como os clientes estão se sentindo durante a compra”. O esforço para não decepcionar o cliente é mais simples do que o trabalho para compensar uma decepção.”

De acordo com Bruno Calderaro, para compensar uma experiência de consumo negativa com um cliente, são necessárias 12 positivas. Por isso, as empresas precisam apostar na excelência e na qualidade de atendimento. Dessa forma, elas vão sair à frente da concorrência.

O cliente quando está satisfeito com seus serviços, sempre retorna ao seu estabelecimento. Conquistar a fidelidade do seu cliente faz parte do marketing de relacionamento.

Satisfaça os colaboradores em primeiro lugar

Você já ouviu a expressão: Gentileza gera gentileza? No caso de empresas, felicidade gera felicidade. Investir no bem-estar, motivação e satisfação da sua equipe é um dos primeiros passos para satisfazer seu cliente.

Funcionários motivados, treinados tratam melhores os clientes. Quando há autonomia, responsabilidades, méritos, liberdade e relacionamento interpessoal reconhecidos entre os colaboradores, o cliente sente que o clima organizacional da empresa é agradável.

Peça feedback

Solicitar o feedback de seus clientes é uma das melhores fontes de informações valiosas que seu salão de beleza vai encontrar.

Seus clientes vão te informar quem eles são, como eles enxergam seu negócio, e te darão retorno sobre a qualidade do atendimento, dos serviços do seu negócio.

Ao ter o feedback em mãos, você pode realizar melhorias e aperfeiçoar os pontos fortes apontados pelos clientes. Quando você ouve seu cliente, as chances de satisfaze-los são maiores.

Além disso, é importante valorizar todos os clientes, tanto os antigos, quanto os novos. De nada adianta só atrair potenciais clientes e não fidelizar os antigos. Todos os clientes gostam de ser valorizados e lembrados, portanto é fundamental manter o relacionamento constante.

Entenda as necessidades dos clientes

Se colocar no lugar do cliente é uma excelente maneira de identificar o que você espera de um estabelecimento. Para isso, entenda as necessidades do seu cliente, saiba o que ele está procurando. Isso vai agilizar todo o processo e conduzi-lo a ter um melhor atendimento.

Os principais fatores de conversão de venda são o foco no cliente e o mapeamento de suas necessidades. Portanto, é fundamental, analisar o comportamento e dados básicos de cada cliente. Seja sempre assertivo e sincero com seus clientes, não prometa algo que não possa cumprir e não ofereça um serviço do qual ele não precisa.

Vender um serviço é consequência de um bom atendimento e de entender as necessidades do cliente. Dessa forma, você irá satisfaze-los e garantir o retorno ao seu estabelecimento.

Divulgue seus serviços

É importante divulgar seu salão de beleza por meio do marketing tradicional, usando jornais, panfletos, banners e também utilizando o marketing digital.

Com o marketing digital, divulgar seus serviços será mais barato e rápido. Crie um site, blog para publicar conteúdos relevantes e qualificados como dicas de beleza, fotos antes e depois, novos tratamentos, benefícios de determinado serviço, promoções, pacotes, etc.

Também é importante utilizar as redes sociais. Elas são ferramentas perfeitas para estreitar o relacionamento com os clientes. Nas mídias sociais, os clientes podem interagir, comentar, criticar, elogiar, compartilhar, repostar. E com isso, o alcance do seu estabelecimento pode aumentar.

Também é possível utilizar o WhatsApp para atrair mais clientes para seu negócio. Esse aplicativo se tornou uma ferramenta muito efetiva de comunicação, pois é possível prestar um atendimento personalizado e se aproximar ainda mais dos clientes. É possível utilizar o WhatsApp para confirmar e agendar horários, realizar promoções, divulgar curtos conteúdo e oferecer descontos.

Mantenha um ambiente agradável

Para atrair mais clientes e satisfaze-los, o ambiente do seu estabelecimento deve ser moderno e agradável.

Ofereça café, água, petiscos, balas, revistas atualizadas, ar condicionado, wifi, TV. Também é importante investir no público masculino, criando um ambiente exclusivo para eles.

Crie serviços diferenciados

Muitos clientes estão sempre à procura de novidades. Por isso, é fundamental se manter atualizado com as tendências do mercado de beleza para oferecer procedimentos diferenciados como maquiagem definitiva, unhas em gel ou porcelana, visagismo, procedimentos estéticos e capilares, colorações diferenciadas e outras novas técnicas para cabelo, pele, mãos e pés. Novos serviços vão atrair mais clientes e satisfaze-los.

Faça parcerias

Clientes de salão de beleza adoram marcas. Portanto, aproveite essa oportunidade e faça parcerias associadas ao seu salão. Todos os colaboradores devem conhecer as marcas parceiras para tirar dúvidas dos clientes e oferecer os produtos como continuação do tratamento em casa.

Os gestores devem promover palestras para divulgar as marcas tanto para os colaboradores, quanto para os clientes. Essas ações vão proporcionar ao cliente um sentimento de valorização, pois o estabelecimento está preocupado em fornecer os melhores produtos para seus clientes.

Promova dias especiais

Clientes adoram fazer parte de festividades, portanto, não deixe de criar dias especiais com promoções. Além do popular dia da Noiva, desenvolva outros eventos diferenciados como Dia da Hidratação, Dia da Manicure, Dia do Corte, Dia da Beleza, Dia da Pele, etc.

Convide seus clientes via redes sociais, whatsapps e emails. Eles vão se sentir especiais e satisfeitos e você terá um aumento no lucro do salão.

Após conferir todas essas dicas para satisfazer seu cliente de salão de beleza, lembre-se que é importante manter o relacionamento pós-serviço. Mantenha seus clientes informados sobre novidades, dicas, promoções e descontos.