Administrar um salão de beleza é uma tarefa árdua. Os gestores precisam saber exatamente o que acontece em torno e dentro do seu negócio. E o mais importante, ter a consciência que os clientes são o ponto chave para se ter sucesso no seu salão.
Confira 5 dicas de como administrar um salão de beleza:
Controle suas finanças
Parece bobagem, mas lembre-se! Seu salão de beleza precisa gastar mais do que você ganha. É importante controlar os gastos do seu estabelecimento e organizar pagamentos.
Além disso, o controle de estoque é fundamental para o sucesso do seu salão. Saber quanto seu estabelecimento gasta em material é importante para evitar compras desnecessárias, acúmulos de produtos, materiais vencidos e desperdícios.
O salão de beleza deve ter um sistema, ou pelo menos uma planilha para realizar o fluxo de caixa, controlar saldos, conciliar prazos de pagamento e recebimentos, etc.
Faça uma boa gestão de clientes
Oferecer um bom atendimento é essencial para que seus clientes fiquem satisfeitos e retornem ao seu salão. Desde da forma que você controla os agendamentos, até a forma que você recebe as pessoas, faz parte da gestão de clientes.
Para isso, treine seus funcionários, invista num cadastro de clientes, em que você consiga inserir informações como telefones, e-mails, data de aniversários, serviços mais consumidos, entre outros.
Crie uma forma de automatizar o agendamento.
Faça reuniões semanais com os funcionários para discutir as melhores soluções de atendimento e corrigir alguns problemas.
Tenha um planejamento de marketing
Os gestores devem criar estratégias de marketing para divulgar e promover seu salão de beleza. Faça um planejamento com ações de marketing e comunicação, com prazos para cumpri-las.
Essas ações devem ter como objetivo principal ajudar o salão de beleza a conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.
Invista em algumas redes sociais para divulgar seus serviços, compartilhar depoimentos e elogios dos clientes, publicar promoções, entre outros.
Além disso, é importante oferecer serviços diferenciados para atrair cada vez mais clientes.
Gerencie seus funcionários
Uma equipe bem capacitada e motivada contribui bastante para o sucesso do salão de beleza. De nada adianta tratar bem os clientes, se o profissional que trabalha para seu estabelecimento não recebe incentivo.
É importante avaliar qual modelo de negócio você vai querer praticar no seu salão de beleza: Se será apenas salário, remuneração por meio de comissionamento, etc. Cada modelo demanda um tipo de contrato de trabalho adequado.
Além de capacitar sua equipe, é fundamental realizar reuniões periódicas com todos os colaboradores para um melhor alinhamento da empresa. Dessa forma, todos estarão cientes com os objetivos do salão e vão prestar um serviço de qualidade.
Mantenha um ambiente limpo e atraente
O salão de beleza deve ser um ambiente que traz conforto, acessibilidade e que ao mesmo seja limpo, atraente e funcional.
O gestor precisa adotar medidas para garantir a saúde e a segurança tanto dos seus colaboradores quanto dos seus clientes. Além disso, o estabelecimento deve seguir as normas da vigilância sanitária.
É importante que todos os funcionários usem uniformes. Além disso, o ambiente deve ser bem decorado, sem cabelo do chão. Ofereça aos seus clientes café, água, petit fours, revistas, etc. É um mimo que vale a pena!
Embora seja uma tarefa árdua, quando se administra um salão de beleza com dedicação, transparência e conhecimento, a chance de sucesso é maior!