Um dos setores econômicos que mais cresce no Brasil é o de Beleza. Todos os dias, surgem novos salões de beleza, barbearias, esmaltarias e clínicas com tratamentos diferenciados e inovadores.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, o mercado da beleza vai crescer ainda mais em 2019, principalmente no segmento masculino.
Atualmente, o Brasil ocupa a terceira posição da lista de países que mais consomem produtos de beleza. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão.
A fidelização como forma de crescimento
Diante da alta concorrência, quem está no mercado deve desenvolver um trabalho diário para fidelizar os clientes. Com o surgimento de novas empresas nesse segmento de beleza e estética, é importante que as empresas pensem diferente para manter a fidelidade dos seus clientes.
O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que o mercado de beleza e estética é um dos mais complexos de fidelizar os clientes. Isso se deve á alguns fatores como: desconhecimento do público-alvo e suas necessidades e alta concorrência.
Portanto, é fundamental recorrer a diversas técnicas como: descontos, promoções, cartões de fidelidades, produtos adicionais para continuar o tratamento, programa de pontos, entre outros. Todas essas ações vão ajudar as empresas a captar e fidelizar mais o clientes, e por consequência, assumirem a frente do mercado e garantir um bom posicionamento da marca na mente dos consumidores.
Além disso, o pós-venda é essencial para garantir essa fidelização. Cada vez mais, as empresas devem investir em campanhas de relacionamento e manter canais abertos de comunicação com seus clientes.
De acordo com dados do Sebrae, a busca pela fidelização dos clientes passa por 3 pilares fundamentais: maior lucro, aumento do número de vendas e redução de lucros.
Formas para fidelizar clientes
Encontrar um diferencial de mercado é um dos maiores desafios para as empresas do mercado de beleza e estética. Esse diferencial fará com que as pessoas retornem ao estabelecimento e se transformará numa vantagem competitiva. Para isso, é importante investir nas principais formas para fidelizar os clientes:
- Mantenha um ambiente climatizado, higiênico e limpo;
- Tenha uma agenda flexível;
- Cumpra o que prometeu ao cliente;
- Ofereça formas de entretenimento: wifi, TV, som ambiente.
- Mantenha uma mesa de café, chá, balas, petit fours, bolachinhas, etc.
- Ofereça um programa de pontos ou cartões de fidelidade.
O programa de pontos garante diversas vantagens para as empresa que o adotam, a fim de manter a fidelidade dos clientes. Por meio dele, é possível manter um banco de dados atualizados e oferecer diversos serviços e produtos para os clientes.
Além disso, é importante que as empresas solicitem feedback dos clientes e corrijam alguns erros apontados pelos mesmo. A inovação e competitividade dependem da capacidade que as empresas têm de aprender com seus cases de sucesso e fracasso.
Também é fundamental entender o comportamento dos clientes e manter um relacionamento direto, honesto com eles.
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