O mercado da beleza é um dos que mais crescem em todo mundo. Com isso, é fundamental saber como se diferenciar da concorrência, fidelizar os clientes e aumentos os lucros.
A experiência do consumidor no seu estabelecimento é o que define se o cliente vai retornar ao seu negócio ou se vai partir para outros concorrentes.
Não basta ter apenas preço acessível, para se diferenciar da concorrência, você deve oferecer muito mais. Confira algumas dicas:
Ofereça o melhor atendimento
Oferecer um bom atendimento é a chave para fidelizar os clientes e conquistar novos. Mesmo com serviços diferenciados, é fundamental manter uma equipe motivada, capacitada e qualificada para prestar o melhor atendimento.
Conheça seu público-alvo
Nenhum negócio consegue atrair clientes e se diferenciar da concorrência, se não conhecer seu público-alvo e suas necessidades.
Quanto mais você conhecer seu público-alvo, mais você estará apto para solucionar suas necessidades e tornar isso um diferencial.
Analise os concorrentes
Conhecer seus clientes permite que seu salão trace estratégias de forma mais assertiva. Pesquise os serviços oferecidos e os valores praticados pela concorrência. Depois analise formas de você se diferenciar.
Se destaque com produtos diferenciados
Para se destacar da concorrência, você deve se manter atualizado com as últimas tendências da beleza e soluções de tratamento.
Portanto, esteja sempre atento aos lançamentos de novos produtos. Participe de congressos, seminários, feiras e outros eventos destinados ao mercado da beleza.
Motive seus colaboradores
A mão de obra num salão de beleza é um dos itens mais importantes para o sucesso do negócio. Os profissionais da beleza são determinantes para a imagem do ambiente. Portanto, é essencial manter esses colaboradores motivados e qualificados. Dessa forma, elas vão prestar um melhor atendimento.
Invista na inovação
Para se diferenciar da concorrência, você precisa investir na inovação. Além dos serviços tradicionais, forneça novos tratamentos, produtos e serviços que vão trazer mais comodidade e qualidade aos clientes.
Invista na tecnologia para auxiliar no seu negócio: marcação online, sistema de gestão, programas de fidelidade, etc.
Torne o ambiente convidativo
Seu salão de beleza dever ser um ambiente aconchegante, convidativo e agradável. Mobiliário, decoração, música, iluminação, equipamentos e bebidas devem oferecer uma experiência única aos seus clientes.
A decoração deve ter sua identidade e refletir sua personalidade.
Invista na divulgação
Existe um ditado na comunicação que: quem não é visto, não é lembrado!
Divulgar seu salão de beleza é uma das formas de se diferenciar da concorrência. Além das propagandas tradicionais, é importante marcar a presença nas redes sociais. Hoje em dia, a maioria dos seus clientes estão conectados na internet.
Crie conteúdo relevante, poste fotos de qualidade dos serviços e otimize o relacionamento com seus clientes.
Seja uma referência
Ter uma boa reputação é uma maneira de agregar mais valor ao seu negócio. Isso não é uma tarefa fácil diante da concorrência.
Para se tornar uma referência no mercado, use produtos que não agridam o meio ambiente, apoie instituições, torne seu salão mais sustentável. Essas estratégias vão influenciar a percepção do seu público, tornando-o referência no mercado.
Ao seguir essas dicas, seu salão de beleza terá uma vantagem competitiva importante. Concentre-se nos itens que tornam seu negócio original.