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Como pedir um sinal para cliente? [dica impressionante]

Como pedir um sinal para cliente? [dica impressionante]

A dúvida de muitas esmalterias, salões de beleza, barbearia ou clínicas de estética é justamente: como pedir um sinal para cliente? Ou seja, a realização do pagamento de uma porcentagem do valor antecipado para segurar a hora marcada e, assim sendo, não atender mais pessoas naquele período. 

Os setores de estética enfrentam muito deste problema justamente porque os clientes costumam pagar somente no fim, quando estão de frente com o resultado.  Entretanto, existem algumas dicas que devem ser colocadas em prática para te auxiliar com isso. 

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Quanto pedir de sinal para o cliente?

Geralmente, o pagamento antecipado de um serviço deve ser solicitado apenas se o profissional está agendando um horário específico para realizar o atendimento e corre o risco de perder outros clientes caso haja a falta deste que realizou o agendamento.

No entanto, se você atende por ordem de chegada, sem agendamento, não faz sentido solicitar, pois não estaria dedicando um horário para alguém e abrindo mão dos outros. 

Maquiadores também utilizam o método de cobrar antecipado, principalmente aqueles que atendem noivas. Isso ocorre porque precisam dedicar um dia inteiro para a noiva e, se a cliente não comparecer, perderá um dia de atendimento. 

Dicas eficazes de como pedir um sinal para cliente

Confira, abaixo, algumas dicas práticas e fáceis de como pedir o pagamento antecipado ao cliente. 

Estabeleça que regras são regras

Quem trabalha com o público já sabe que, quando você abre exceções para alguém, todos indicados por esta pessoa provavelmente desejarão ter as mesmas exceções. Estabeleça que regras são regras, negócios são negócios e amizades servem à parte. 

Se estabelecer que todos os clientes deverão realizar uma porcentagem de pagamento antecipado, absolutamente todos devem seguir esta regra: nenhum cliente é melhor que o outro.

Além disso, uma dica é estabelecer regras de devolução do valor em caso de cancelamento. Isso dará mais segurança para o cliente:

  • Se o cancelamento acontecer com 7 dias de antecedência, há a devolução do dinheiro. 
  • No entanto, se o cliente não comparecer e cancelar com antecedência, perderá o valor para compensar o dia que o profissional perdeu e que poderia atender outras pessoas. 

Melhore as formas de pagamento 

Outra dica interessante é melhorar as formas de pagamento. Se você limita muito as opções aceitas, a tendência é que os clientes se sintam limitados também. 

Por exemplo, alguém que paga apenas com o cartão de crédito sempre evita comparecer em estabelecimentos que aceitam apenas o dinheiro. Imagine o transtorno de ir ao banco e sacar o dinheiro físico apenas para fazer as unhas? Não é nada interessante!

Aceite várias formas de pagamento, mesmo que precise aplicar taxas sobre os valores. Por exemplo, o Paypal vem se tornando bem famoso, mas o app desconta uma taxa automática do valor recebido. Logo, seu estabelecimento pode o aceitar cobrando a mais de taxa, se necessário.

Aceitar cartão de crédito, débito, possuir links de pagamentos, pix e outros métodos mais modernos além do dinheiro tradicional é crucial para que não perca clientes neste século: mantenha-se atualizado.