O mercado da beleza cresce todos os anos. Segundo informações da Abihpec – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a média é de 10% anualmente, sendo que a esmalteria é um dos negócios mais populares e inovadores no momento. Mas você sabe como montar uma esmalteria de sucesso?
A esmalteria é um empreendimento em que a concorrência especializada ainda é baixa. Além disso, os produtos para mãos e pés são considerados baratos, diante de todo mercado da beleza.
Para montar uma esmalteria de sucesso e se tornar um diferencial competitivo em tudo que diz respeito às unhas, como unhas com gel, esmaltação, unhas artísticas, hidratação de cutícula, esfoliação, entre outras, siga os passos abaixo:
Registre sua empresa
Mesmo que seja apenas uma empresa MEI, é importante registrar a sua empresa e mantê-lo legalizada.
Abra o CNPJ, faça os registros junto as administrações regionais e municipais e obtenha o alvará de licença sanitária.
Elabore um plano de negócio
O plano de negócio é fundamental para que você norteie o planejamento do seu negócio e ajude a prevenir riscos futuros. O plano de negócio deve conter:
- Estudo do mercado e do público-alvo
- Descrição do negócio
- Plano de marketing
- Precificação de produtos
- Pesquisa de fornecedores
- Plano de marketing
- Metas para curto, médio e longo prazo
Avalie o investimento necessário
Avalie o valor que será necessário para investir no seu negócio. A quantidade de profissionais que você será capaz de contratar, estrutura, aluguel, móveis, produtos, equipamentos, todos esses insumos devem constar na avaliação financeira.
Também é importante calcular o lucro para que você organize todas as ações de marketing, quantidade de clientes a serem atendidos por mês, entre outras informações.
Pesquise fornecedores
É muito importante fechar parcerias com fornecedores que ofereçam produtos de qualidade, mas também que tenha preços justos, flexibilidade na negociação e agilidade nas entregas.
A variedade de fabricantes e marcas é muito grande, portanto, opte por fornecedores que vendam por atacado para obter melhor condição de preço.
Estude seu público-alvo
É fundamental identificar qual público-alvo, você deseja atingir. Isso vai depender do seu capital de investimento, localização da esmalteria, entre outros pontos.
Seu público serão mulheres mais velhas ou jovens, da classe A, B, C ou D?
Com base nessa escolha do público-alvo, decore o ambiente da sua esmalteria conforme esse perfil. Lembre-se que as mulheres querem um serviço de qualidade num ambiente funcional, charmoso e aconchegante, onde podem relaxar e ter momentos de bem-estar.
Crie estratégias de divulgação e fidelização
De nada adianta montar uma esmalteria se você não divulgar. É importante investir em meios de divulgação, redes sociais, blogs e ações promocionais para promover seu negócio.
Invista em ações de marketing que mantenham os clientes e tenham fluxo contínuo, crie vínculos com o local e os profissionais e fidelize os mesmos. Conheça algumas ações:
- Capacite sua equipe constantemente;
- Aposte num programa de fidelidade;
- Ofereça um atendimento personalizado;
- Crie promoções e combos;
- Faça pesquisas de satisfação
- Receba feedback, sugestões, elogios e críticas;
- Seja comprometido com o horário.
Além disso, é fundamental contar com um atendimento cordial, educado, simpático e gentil.