Programa de Fidelidade
Como fidelizar clientes em salões de beleza?

Como fidelizar clientes em salões de beleza?

O interesse e a preocupação com os cuidados pessoais crescem a cada dia, tornando uma das principais razões para investir em um salão de beleza. No entanto, para garantir o sucesso do seu negócio, é preciso investir em estratégias de como fidelizar seu cliente em salões de beleza. A concorrência no setor é grande e os donos de salão precisam reter e conquistar seus clientes.

Nesse cenário tão competitivo, os empreendedores precisam investir num diferencial que irá motivar os clientes para voltarem ao seu estabelecimento. A experiência de consumo é uma das principais estratégias para fidelizar os clientes.

Os clientes que frequentam salões de beleza valorizam a experiência como um todo, não apenas uma boa escova ou corte de cabelo da moda. Um atendimento qualificado, ambiente agradável, são ações relevantes para tornar a experiência de consumo qualificada. Esses estabelecimentos precisam oferecer bons serviços e produtos para fidelizar seus clientes, para eles se tornarem assíduos e fãs da sua empresa.

Com o mercado da beleza e estética no Brasil em plena expansão, a concorrência no setor está cada vez maior. Portanto, não basta apenas atrair novos clientes. Hoje em dia, os empreendedores precisam saber como fideliza-los. A não fidelização só representa um trabalho dobrado de atrair o cliente, e perde-lo para a concorrência.

Para superar a concorrência e se destacar, o gestor deve estar atento a pontos essenciais como: agendamentos sem erros, treinamento dos profissionais, serviços diversificados, divulgação do seu negócio, etc. Todas essas ações vão ajudar a fidelizar e satisfazer seu cliente e garantir um crescimento mais sustentável.

Conheça as principais estratégias para fidelizar seu cliente em salões de beleza.

Agendamento de horários

Um dos principais pontos para fidelizar os clientes é o cuidado no agendamento. É fundamental contar com um sistema de agendamento e uma recepcionista capaz de organizar a agenda de todos os profissionais.

Evite os erros mais comuns como:

  • Esquecer de efetuar um agendamento solicitado.
  • Agendar com um cliente sem perceber que o profissional não estará trabalhando no dia escolhido.
  • Agendar dois clientes para o mesmo horário.

Para evitar esses erros comuns e oferecer um diferencial para seus clientes, o empreendedor deve pensar em investir em agendamento online. O sistema é rápido, prático e vai facilitar a vida dos seus clientes.

Mas lembre-se, não basta que o agendamento funcione impecavelmente. Para manter os clientes fiéis ao seu salão de beleza, é fundamental que os clientes sejam atendidos no horário marcado. Evite a todo custo deixar o cliente esperando. Isso é motivo suficiente para ele nunca mais voltar ao seu estabelecimento.

Ambiente agradável e convidativo

O ambiente do seu salão de beleza precisa estar sempre limpo e climatizado, com cores neutras e harmônicas, música ambiente, ar condicionado ou ventiladores, um espaço com café, água, balas, petit fours, mix de castanhas.

O cliente deve se sentir à vontade, como se o salão de beleza fosse uma extensão de sua casa. Ofereça um sistema de entretenimento como TV, revistas atualizadas, Wifi, torre de carregadores, etc. Essas pequenas ações fazem toda diferença e ajudam a fidelizar seu cliente.

Treinamento dos profissionais

Não basta contratar bons profissionais, eles precisam estar em constante treinamento e atualizados com as principais tendências desse mercado.

É importante que todos colaboradores participem de feiras, congressos, workshops e outros eventos da área. O gestor deve criar um cronograma de treinamento para que todos os funcionários realizem cursos diferenciados como atendimento, vendas e outros técnicos:

  • Maquiagem para casamento
  • Técnicas de colorimetria
  • Penteados de passarela
  • Práticas do mercado internacional de beleza

Profissionais treinados e atualizados oferecem melhores serviços aos clientes e ajudam na retenção dos mesmos. Além disso, os colaboradores se sentem valorizados com esse investimento.

Serviços diferenciados

Uma das formas de fidelizar seu cliente é a disponibilização de serviços diferenciados. Quanto mais opções os clientes tiverem, maior será frequência que eles vão retornar ao seu estabelecimento. Dessa forma, você vai conseguir aumentar seu ticket médio de maneira significativa.

E para isso, mais uma vez é importante contar com profissionais bem treinados e versáteis. Por exemplo, hair stylists, designer de sobrancelhas, maquiadora, manicure e pedicure.

Esse conceito também serve para os produtos. É importante manter o seu salão com as marcas mais reconhecidas no mercado. Com isso, você vai poder oferecer diferentes opções para seus clientes.

Além disso, é essencial oferecer tratamentos especiais para casamentos, aniversários e formaturas. Os clientes vão passar muito tempo no seu salão de beleza, portanto, torne essa experiência interessante para eles.

Atendimento personalizado e qualificado

De nada adianta ter profissionais treinados, qualificados e serviços diferenciados, se o atendimento deixa a desejar. Numa concorrência tão acirrada quanto é o mercado de beleza, ter um atendimento de qualidade e personalizado é um diferencial.

Treine recepcionistas e profissionais para oferecer o melhor atendimento. Todos devem prestar muita atenção nos cuidados necessários aos clientes. É importante que todos esses profissionais tratem cada cliente como único, especial.

Crie promoções personalizadas conforme o perfil dos clientes, ofereça serviços que são realmente do interesse deles. Cumpra o prometido. Questione os clientes sobre suas preferências. Aprenda a ouvi-lo sobre cortes, cor, tratamento e dê suas sugestões. O tratamento diferenciado e atencioso motiva o cliente a voltar no seu estabelecimento.

Use as redes sociais

Use as redes sociais para se comunicar com seu público-alvo e promover campanhas para fidelizar seu cliente.

Por meio dessas mídias, o gestor estreita relações com seus clientes. Para isso, é fundamental responder a todas as perguntas, dúvidas, elogios e críticas. Além disso, aproveite esse espaço para divulgar seus trabalhos e parabenizar os clientes em aniversários ou datas celebrativas.

Incentive que seus clientes marquem a empresa no Twitter e Instagram, e ofereça dicas, brindes e vale-descontos.

Programa de fidelidade

Uma das melhores estratégias para fidelizar seu cliente em salões de beleza é o programa de fidelidade, pois serve como um motivo a mais para o cliente voltar ao seu estabelecimento.

Os programas de fidelidade garantem descontos, prêmios que fidelizam os clientes, por exemplo:

  • A cada 5 corte, ganhe 50% de desconto no próximo corte.
  • A cada 9 escovas, a 10ª é de graça.
  • Ganhe limpeza de pele e maquiagem no dia do seu aniversário.

Esses são alguns dos exemplos que você pode montar com o programa de fidelidade.

E lembre-se, todas essas ações devem ser feitas em conjunto para fidelizar seu cliente.