Estabelecer metas para seu salão de beleza é uma obrigação de todo empreendedor. O planejamento estratégico é um plano com objetivos específicos, usando cronogramas, planilhas, mapeamentos, entre outras ferramentas para atingir suas metas.
Mas como estabelecer metas para seu salão de beleza?
Defina objetivos
A principal parte do planejamento é a definição dos objetivos. Lembre-se da citação do filme Alice no País das Maravilhas: se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
Portanto, essa é a hora de definir seus objetivos e colocá-los em ordem de importância. Faça uma lista de todos os desejos e objetivos para seu salão de beleza:
- Aumentar o faturamento em x%;
- Treinar a equipe;
- Investir no marketing digital;
- Comprar novos equipamentos;
- Ampliar o espaço do seu salão;
- Criar novos serviços.
Priorize seus objetivos e estabeleça algumas regras como prazos, nível de progresso e acompanhe o cumprimento diariamente.
Trace uma estratégia
Após a definição dos objetivos, é importante traçar uma estratégia. Para cada objetivo definido, trace uma estratégia.
Para isso, conheça sua concorrência e outros profissionais de sucesso do mercado da beleza, pesquise tendências e novos serviços. Isso vai te ajudar a ter várias ideias e criar uma estratégia flexível.
Estabeleça um plano de metas
Todo dono de salão busca alternativas para fazer seu salão de beleza crescer constantemente: aumento de clientes e ampliação do faturamento. O mercado da beleza é um dos mais concorridos. Pensando nisso, é fundamental estabelecer um plano de metas.
Primeiro, faça uma análise dos fatores externos como novos hábitos de consumo, situação econômica do país, mudanças no mercado. Depois, reflita sobre fatores internos (recursos disponíveis, perfil da equipe e atuais resultados).
A partir daí, o dono do salão pode definir metas realistas, utilizando o método SMART:
Specific – específica
Measurable – mensurável
Attainable – alcançável
Relevant – relevante
Time-bound – tempo limite
Specific – Específica
A meta deve ser simples e clara. Todos os colaboradores do salão devem conhecer essa meta, qual papel de cada um e o que deverá ser feito para cumprí-la.
Measurable – Mensurável
Não crie metas generalista. As metas específicas ajudam a ser gerenciadas e mensuradas.
Attainable – Alcançável
Não estabeleça metas muito difíceis de serem alcançadas, pois os colaboradores ficarão sem estímulos. As metas devem exigir empenho da equipe, mas dentro das condições de trabalho.
Relevant – Relevante
Uma meta relevante deve ter um impacto direto no salão de beleza.
Time-bound – Tempo Limite
As metas dependem dos prazos. Lembre que: o que não tem data de entrega, nunca será feito. É essencial estabelecer um cronograma e acompanhar os resultados obtidos.
Prazo e foco
Ao estabelecer metas para seu salão de beleza, você deve listar os objetivos, definir as estratégias para cada um e as etapas as serem cumpridas. Tudo precisa ter um prazo, um cronograma de execução.
O empreendedor deve entender que o excesso de metas pode tirar o foco de toda equipe. Portanto, concentre-se os esforços num limitado número de metas.
O sucesso de um plano de metas está no acompanhamento dos resultados. Reserve minutos todos os dias para avaliar o cumprimento das etapas e realize ajustes, se for necessário.