O objetivo diário de todo empreendedor é buscar meios que aumente as vendas em seu salão de beleza e continuar crescendo no seu nicho de mercado. Esse processo não é simples, mesmo com seus clientes atuais, muitos estabelecimentos correm o risco de estagnar.
As vendas param de aumentar por vários motivos: falta de planejamento, finanças desorganizadas, poucas ações de marketing, entre outros. Portanto, é importante criar objetivos plausíveis, desenvolver novas estratégias, revisar ações e técnicas para aumentar as vendas em seu salão de beleza.
Faturamento organizado
A primeira dica é manter o faturamento organizado. Durante a rotina diária, os empreendedores ficam presos entre atender seus clientes e administrar o negócio. Essa confusão de funções pode afetar os números do salão de beleza.
É fundamental que toda parte financeira esteja sob controle: entradas e saídas de dinheiro, pagamentos de impostos e custos fixos. Além disso, o estabelecimento precisa ter metas de lucros mensais. Elas são importantes para manter todos os colaboradores ativos e motivados.
Toda questão financeira deve ser controlada. Assim, você será capaz de analisar quanto gastou no mês, o valor que ganhou e assim pensar em ações para aumentar as vendas.
Venda seus produtos
Uma das melhores formas de aumentar suas vendas em seu salão de beleza é vender mais produtos. Os profissionais devem aproveitar os momentos de conversar com os clientes durante os serviços e tirar dúvidas e oferecer a linha de produtos para que eles mantenham os cabelos saudáveis em casa.
É fundamental que todos os profissionais conheçam os produtos do salão. Além disso, eles podem oferecer procedimentos diferentes conforme as queixas dos clientes.
Por exemplo, a cliente está reclamando do ressecamento do cabelo porque usa muito a piscina, é o momento certo de oferecer uma máscara hidratante e explicar a necessidade de uma hidratação profunda a cada 15 dias para manter os fios sem cloro. A partir daí, veja sua agenda, marque uma hidratação, ofereça um desconto e as chances de agendamento serão grandes.
Analise as taxas de cartão de crédito
Hoje em dia, aceitar pagamentos com cartão de crédito é uma questão de sobrevivência no negócio. Essa forma de pagamento é uma das mais utilizadas por todos os clientes. Mas, você não precisa se tornar refém das altas taxas cobradas pelas operadoras de cartão.
Há muitas opções de operadoras que possuem taxas mais razoáveis e podem ser integradas ao sistema de gestão do salão de beleza. Analise as taxas e se for preciso, faça a mudança de uma operadora para outra. A diferença que os clientes já pagam pelos serviços, será direcionada para o caixa da empresa.
Aproveite para rever todos seus custos fixos e faça uma análise do que pode ser reduzido como canais da TV a cabo, telefone, internet wifi, etc.
Construa parceria com outros estabelecimentos para fornecer café, água, petiscos e balas, etc.
Mantenha a equipe alinhada
Para que você aumente as vendas em seu salão de beleza, você deve informar a todos os profissionais: recepcionistas, assistentes, manicure, pedicure sobre o objetivo. É importante que todos estejam alinhados para atingir essa meta.
Para isso, reúna com sua equipe pelo menos duas vezes na semana antes do salão abrir para conversar sobre o trabalho, apresentar novos serviços ou produtos, receber feedbacks e ideias, falar sobre pacotes promocionais, dar dicas de abordagem, etc.
É de suma importância, você ouvir as ideais dos seus colaboradores, afinal, eles estão em constante contato com seus clientes e podem sugerir novas oportunidades de negócio.
Além disso, insista que todos devem manter um atendimento de qualidade, serem educados, simpáticos. Solicite aos clientes para voltarem ao salão e convidar um amigo ou familiar.
Crie pacotes diferenciados
Uma das formas de incentivar seus clientes a gastarem mais no seu salão de beleza é criar pacotes diferenciados, tais como:
- Corte + escova
- Corte + óleo finalizador
- Hidratação + kit de tratamento para casa
- Manicure + pedicure + design de sobrancelha
- Limpeza de pele + design de sobrancelha + creme hidratante
- Maquiagem + escova + gloss
- Penteado + maquiagem
- Botox capilar + pé + mão
- Corte + design de sobrancelha + pé + mão
- Tintura + corte + escova
- Escovas especiais + corte
- Tintura + hidratação + limpeza de pele
- Lavagem detox + corte
Essas são algumas ideias que você pode utilizar. Aproveite datas celebrativas para ativar essas promoções.
Além disso, é importante estar sempre atento às tendências do mercado e oferecer novos serviços. Ao expandir seus serviços, você vai atrair novos clientes e aumentar suas vendas.
Esteja presente nas redes sociais
Além de ter um site ou blog, é importante marcar sua presença nas redes sociais. Elas são poderosas ferramentas para gerar novas oportunidades de negócio e atrair mais clientes e fidelizá-los.
Explore o potencial das redes sociais, divulgando posts, fotos de antes e depois, vídeos de procedimentos, pesquisas sobre satisfação, promoções, pacotes, dicas de beleza, celebre o aniversário dos clientes.
Todas essas ações são extremamente importantes para estreitar o relacionamento com seus clientes e aumentar suas vendas.
Entre num programa de fidelidade
Quem não gosta de um programa de fidelidade? Por meio desses programas, o cliente vai se sentir compelido em ir com mais frequência ao seu salão de beleza para complementar seu cartão. Todo mundo adora um desconto, promoção ou algo gratuito.
Adquirir um programa de fidelidade para seu salão de beleza é uma forma de aumentar as vendas. Essa ferramenta de comunicação agrada os clientes e faz com que eles retornem aos seus estabelecimentos em busca de cortesia, descontos, brindes e promoções.
Os objetivos mais comuns dos programas de fidelidade são:
- Conquistar novos clientes;
- Trazer os clientes atuais por mais vezes ao salão;
- Prolongar o relacionamento dos seus clientes com seu estabelecimento;
- Aumentar o ticket médio a cada visita do cliente.
Por meio desse programa, você pode desenvolver diversos tipos de premiações para seus clientes, oferecendo algo valioso para eles, sem prejudicar sua margem de lucro.
Após implementar todas essas ações, faça uma análise após dois meses e revise seus objetivos. Sempre mantenham a motivação dos seus funcionários e a sua também. Você vai observar que os números vão subir e seu negócio irá crescer.