De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ano passado, cerca 1 milhão de uniões matrimoniais acontecem no país todos os anos. O dia do casamento é uma data muito especial para todo casal, principalmente para a mulher. Pensando assim, os salões de beleza devem pensar em estratégias como fidelizar mais clientes com Dia da Noiva.
Para conseguir um dia de mimos e glamour que toda noiva merece e tem direito, ela precisa escolher cuidadosamente o salão que a atenda com excelência. É importante escolher um salão que ofereça pacotes especiais e diferenciados para noivas, parentes e damas e que atendam diferentes tipos de públicos.
Tipo de pacotes
O Dia da Noiva é considerado um dos serviços mais caros do salão. Portanto, é importante que os estabelecimentos criem pacotes diferenciados para fidelizar seus clientes nesse dia.
Para que o salão consiga atender os mais diferentes tipos de público, é fundamental ter pelo menos 4 tipos de pacotes: básico, intermediário, master e VIP. Para todos esses pacotes, o agendamento dos serviços segue uma agenda em comum:
- 30 dias antes do casamento – envio do cronograma dos serviços
- 3 semanas antes – limpeza de pele
- 2 semanas antes – testes de maquiagem e penteado
- 4 dias antes – depilação
- 1 dia antes – sobrancelha, manicure, pedicure, banho de lua
- No dia do casamento: maquiagem, penteado, banho terapêutico e massagem.
Serviços inclusos no pacote básico
- teste de penteado e maquiagem;
- penteado com arranjo,
- manicure,
- pedicure,
- design de sobrancelhas
- colocação do vestido
- refeição
Serviços inclusos no pacote intermediário
Além de todos os serviços básicos, são oferecidos: massagem, depilação completa e ducha.
Serviços inclusos no pacote master
Todos os serviços dos pacotes intermediário e básico e mais os serviços de limpeza de pele e corte de cabelo
Serviços inclusos no pacote VIP
A noiva recebe os serviços de todos os pacotes acima e mais:
- Maquiagem com cílios
- Massagem com óleos quentes e pedras
- Banho de lua (hidratação corporal, clareamento de pelos, esfoliação corporal)
- Máscara facial
- Hidratação capilar
Serviços diferenciados
Para fidelizar mais clientes para o dia da Noiva, os salões devem investir em serviços diferenciados para ajudar a aliviar a tensão desse dia, tais como:
Serviços de spa para relaxar – Tenha opções de tipos de massagens, banho terapêutico (hidromassagem, sais e espuma), banhos de ofurô.
Espaço exclusivo – É essencial ter um espaço dedicado exclusivamente para as noivas e madrinhas, com música ambiente, decorado, etc. Dessa forma, elas terão uma experiência inesquecível.
Serviço em domicílio – Muitas vezes, a noiva não quer se arrumar no salão no dia do casamento. É importante que o salão disponha desse serviço e uma equipe especializada para atender essa solicitação.
Como fidelizar noivas no pós-vendas
Fidelizar clientes é uma estratégia muito importante para qualquer salão de beleza. A fidelização de uma noiva pode parecer difícil, mas é possível com o uso de algumas dicas no pós-venda:
Software de contatos – É indispensável contar com um software de contatos para anotar todas as informações sobre cada cliente. Isso vai ajudar os salões a e relacionarem com seus clientes.
Ofereça mimos – Envie mensagens em datas especiais como um 1 mês de casada, 6 meses, 1 ano, aniversário. Tenha um programa de fidelidade para enviar cupons, promoções.
Peça um feedback – Além de desejar felicidades após o casamento, é importante solicitar um feedback de como a noiva foi atendida e dos serviços oferecidos. Aproveite esse momento e ofereça um cupom de desconto em algum serviço.
E então, está pronto para fidelizar suas clientes com o Dia da Noiva?