O segmento de estética é um mercado em expansão. Tanto mulheres quanto homens têm dedicado algum tempo para cuidados pessoais. E muitos empreendedores se perguntam como alavancar as vendas de uma clínica de estética.
A gestão dos clientes é um dos pontos chave para alavancar as vendas do seu estabelecimento. Hoje em dia, há diversos sistemas ou softwares que vão ajudar os empreendedores a organizarem suas agendas e gerenciarem seus clientes de forma mais otimizada, fazendo follow up com seus clientes e oferecendo novos serviços.
Esses softwares são importantes para que você insira informações pessoais sobre cada um dos seus clientes, incluindo os motivos e as expectativas sobre determinado serviço. Com essas informações, você será capaz de criar um relacionamento a longo prazo dos seus clientes.
Como alavancar as vendas de uma clínica de estética em 10 passos
Passo 1 – Reveja os processos da empresa
É fundamental rever os processos da clínica. Improvisos não ajudam a empresa crescer. O empreendedor deve entender as demandas do seu público-alvo e os recursos necessários para atendê-los. Assim, o gerenciamento das finanças e da equipe deve acontecer de forma fluida e sem entraves.
Passo 2 – Tenha um colaborador com perfil comercial
É importante ter um profissional com habilidades comerciais para vender os diferentes tratamentos oferecidos pela clínica, pacotes promocionais, etc.
Passo 3 – Analise a concorrência
Analise todos os fatores internos e externos que podem ter influência no desempenho de vendas. Mas não olhe apenas para sua própria clínica. É importante analisar o mercado como um todo. Estude sua concorrência, identifique os pontos fortes e fracos das principais empresas do seu setor.
Passo 4 – Tenha um diferencial
Para alavancar as vendas do seu estabelecimento, você precisa se diferenciar no mercado. Os empreendedores devem identificar e oferecer um serviço diferenciado, conforme a necessidade dos clientes.
Assim, sua empresa se torna única comparada a concorrência e você potencializa as chances de sucesso.
Passo 5 – Estude seu cliente
Identifique, conheça, estude e entenda seu cliente. Quais são suas necessidades? Suas dores? Suas prioridades – Atendimento, qualidade, preço?
Ao conhecer seu cliente, você será capaz de prestar um atendimento mais personalizado, criar pacotes promocionais e outras ações para alavancar as vendas da sua empresa.
Passo 6 – Qualifique seus colaboradores
Todos os colaboradores da sua clínica devem ser qualificados. É importante que os gestores invistam em treinamento e em ações internas de incentivos como comissões e até mesmo convênios com instituições de ensino, academias e lojas de moda. Isso vai mantê-los motivados.
Passe 7 – Invista em marketing digital
Após entender as necessidades e os desejos do seu público-alvo, você precisa criar estratégias para conquista-lo. Investir em ações de marketing digital é uma das formas de alavancar as vendas de uma clínica de estética.
Blogs, ebooks, email marketings, posts em redes sociais são algumas ações que vão ajudar a melhorar as vendas.
Passo 8 – Crie uma estratégia de preços
É fundamental ter uma estratégia de preços para atrair mais clientes. Crie promoções, descontos para manter seu fluxo de caixa e atrair novos clientes.
Passo 9 – Mantenha um acervo fotográfico
Os clientes devem se sentir estimulados quando veem os resultados positivos da clínica. É importante que você tenha um acervo fotográfico dos seus pacientes/clientes. Peça autorização deles e tire fotos antes e depois do tratamento.
Mas lembre-se, esse acervo é para ser apresentado a outros pacientes durante a primeira consulta. De acordo com as normas do CRM, é proibido utilizar fotos de pacientes para publicidade.
Passo 10 – Adquira um programa de fidelidade
Muitos clientes utilizam os serviços de uma clínica apenas uma única vez. Para recuperar esses clientes e fidelizá-los, os gestores devem procurar alternativas de marketing, como um programa de fidelidade.
Por meio do programa de fidelidade, as empresas mantêm o cadastro de cliente atualizados, oferecem cartão com descontos e prêmios, enviam email de aniversário com uma oferta especial, entre outros.
Todas essas ações aproximam o cliente da empresa, e por consequência, alavancam as vendas de uma clínica de estética.