Programa de Fidelidade
Veja como organizar seu negócio de estética

Veja como organizar seu negócio de estética

Muitas esteticistas desejam abrir seu próprio negócio. Para que isso aconteça e o sonho não se transforme num pesadelo, é preciso alguns cuidados.

O empreendedor precisa estar preparado para lidar com os fatores positivos e negativos do negócio. Dessa forma, elencamos algumas dicas de como organizar seu negócio de estética.

Dica 1: Se especialize

O mercado de estética é muito amplo. A partir daí, muitas clínicas tentam abranger todos os serviços nesse ramo, desde procedimentos estéticos manuais, fotodepilação até cirurgias.

No entanto, recomenda-se abrir uma clínica de estética especializada em determinados serviços, pois quanto mais se abre o leque, mais investimento será preciso fazer.

O empreendedor deve fazer uma avaliação sobre o segmento escolhido e avaliar seu potencial. Em seguida, deve-se criar estratégias para seu negócio.

Dica 2 – Conheça bem seu público-alvo

O público atual está cada vez mais exigente e bem informado, portanto é muito importante conhecer o seu público-alvo para criar um ambiente agradável, profissional e sério.

O empreendedor deve ter um bom programa de cadastro de cliente. Nele, serão inseridas informações essenciais sobre cada cliente, tais como: telefone, email, data de aniversário, expectativas, serviços mais realizados, etc.

O cliente deve ser tratado com muita seriedade, respeito e dignidade, desde o primeiro atendimento até o relacionamento pós-tratamento.

Dica 3 – Mantenha o espaço sempre organizado

Manter um espaço eficiente, aconchegante e organizado é fundamental para obter os melhores resultados nos negócios. O excesso de gente, acessórios para todos os lados, resíduos de materiais, barulho em demasia podem comprometer severamente a organização da clínica.

O ambiente deve estar sempre limpo para transmitir uma imagem profissional.

Além disso, a limpeza ajuda a evitar desperdícios. Todos os colaboradores devem ajudar a manter tudo organizado.

É importante ter um lugar para cada coisa. Crie estações de trabalho para cada profissional, com armários, macas, nichos e equipamentos.

A decoração deve ser clean e transmitir a comunicação visual da empresa.

Tanto a recepção quanto a sala de espera devem ter cores neutras, música ambiente, cafeteria, assentos confortáveis e internet wi-fi. Alguns quadros, almofadas e plantas ajudam a compor um ambiente mais harmônico.

Os ambientes de circulação como corredores devem estar sempre limpos e livres.

Dica 4 – Controle seu estoque

O estoque é um dos “corações” da empresa e um dos pontos chaves de como organizar seu negócio de estética. O controle de estoque é vital, pois cada sobra, vencimento de produtos, excesso de materiais representa capital estagnado e perda de vendas.

É importante contar com um sistema de gestão para controlar seu estoque, pois ele vai fornecer informações sobre todos os materiais da clínica e ajudar a organizar sua empresa.

Dica 5 – Organize suas finanças

Planilha de fluxo de caixa ajudam a manter a organização do seu negócio. O empreendedor deve ter o controle absoluto de todas as finanças da clínica, como: entradas, saídas, gasto com Recursos Humanos, despesa fixas, dispêndio com materiais, entre outros.

Há muitas ferramentas que podem ajudar o empreendedor a organizar seu negócio de estética. Mas lembre-se, o acompanhamento do fluxo de caixa precisa ser diário para evitar erros e gastos desnecessários.

Dica 6 – Invista em marketing

As ações de marketing, principalmente o digital, são fundamentais para garantir que sua clínica de estética atraia mais clientes e obtenha melhores resultados.

Investir na divulgação dos serviços nas redes sociais; oferecer um programa de fidelidade com sorteios, prêmios, avaliação gratuita e outras ações contribuem para que seus clientes se tornem fiéis e voltem muitas vezes ao seu estabelecimento.

Além disso, o atendimento deve ser monitorado constantemente para manter a qualidade em alta.

Por fim, é fundamental que o empreendedor não tenha medo de crescer. Ele precisa se preparar para esse crescimento, pois esse é o maior desafio de quem busca entender como organizar seu negócio de estética.