Apesar de nem sempre ser o mais indicado, é possível criar a logo para barbearia sozinho sem a ajuda de uma agência de marketing e publicidade. No entanto, recomenda-se que, quando a empresa começar a crescer e fortalecer o nome na região, procure por suporte de especialistas, inclusive de design.
A logomarca de uma empresa é uma exigência básica, porque determinará o branding e a comunicação visual, especialmente nas redes sociais. Além disso, pesquisas mostram que, quando alguns clientes se lembram de determinadas marcas, recordam-se também do logotipo. É essa a sua importância.
Vem com a gente do Pontos Beleza Pura que vamos te ajudar a como criar uma logo para barbearia como se fosse profissional. 👏
Como criar logo para barbearia?
Quer saber como criar um logotipo para barbearia? Continue a leitura e saiba mais sobre.
Identifique quais serão as cores da marca
Um dos primeiros passos é determinar a paleta de cores e como ocorrerá a comunicação visual. Não faz sentido utilizar uma coloração no logo e, posteriormente, alterar todas as cores utilizadas pela instituição nas redes sociais, por exemplo.
O branco e vermelho são os mais tradicionais, algumas barbearias acrescentam algumas pitadas de azul. Entretanto, utilize a sua criatividade e, inclusive, fuja completamente do tradicional se esse for o conceito.
Use plataformas profissionais
Existem diversas plataformas extremamente profissionais para te ajudar a desenvolver o design de forma mais prática. Além disso, são super intuitivas e não precisará de cursos para aprender a utilizá-las.
As mais utilizadas por especialistas da área de design vem sendo o Corel Draw e o Photoshop. Ambas, entretanto, possuem a licença paga. O Canva é uma alternativa gratuita. No entanto, possui algumas limitações para quem não paga o plano premium.
Realize uma pesquisa de branding
O logotipo não deve ser desenvolvido de qualquer jeito só para “ficar bonito”! É de suma importância realizar intensa pesquisa de branding para compreender como a sua marca é representada no mercado, como os clientes a veem e, após isso, utilizar todos os dados para o desenvolvimento de uma imagem.
A logomarca precisa apresentar um conceito. É crucial que faça sentido para o persona e não somente para o dono. Lembre-se: você está criando uma empresa prestadora de serviços para outras pessoas. São elas quem devem gostar dos produtos, estratégias…
Faça mais de um esboço
Faça mais de um esboço com a mesma ideia para comparar qual delas melhor se encaixa com o que procura. Tende duas, três ou cem vezes se necessário, mas não fique com a primeira logo sem que tenha testado outras ou desenvolvido novas ideias. A inspiração surge quando estamos de frente com o papel.
Enfim, neste artigo de hoje, abordamos melhor sobre o passo a passo de como criar logo para barbearia e quais são as principais dicas, como, por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado. Afinal, é extremamente necessário que a logomarca faça sentido ao persona e que compreenda qual é o conceito que deseja passar.
Não há dúvidas: um logotipo é um diferencial de barbearia.