Conquistar novos clientes é essencial para alavancar qualquer negócio. Melhor ainda é retê-los a longo prazo. Com um planejamento estratégico, é possível oferecer sempre algo a mais para o cliente, cativando seu público. Neste artigo, você vai aprender algumas ações para aniversário dos clientes no seu salão de beleza.
Algumas palavras são mágicas para os clientes: promoção, desconto e grátis. Elas são capazes de movimentar o salão de beleza, principalmente em períodos de baixa procura.
Sugestões de campanhas de marketing
Em datas comemorativas como o aniversário do salão, lançamento de serviços, aniversário dos clientes, divulgação de combos promocionais são estratégias de marketing que trazem bons resultados para fidelizar seu público e fortalecer a marca. Confira algumas dicas:
- Forneça descontos para dias e períodos de menor movimentação no salão.
- Crie pacotes promocionais no mês de aniversário do salão, como:
- Corte + hidratação + escova
- Progressiva + corte + escova
- Manicure + hidratação + escova
- Mantenha o cadastro dos seus clientes sempre atualizado, pois gera muitas oportunidades de oferta de serviço, principalmente no mês de aniversário dos clientes. Será por meio desse cadastro, que você irá mapear as aniversariantes de cada mês.
- Construa um calendário com datas celebrativas como dia do profissional, Dia das Mães, Páscoa, Dia das Crianças, Dia do Consumidor, estações do ano, entre outros. A partir daí, faça um planejamento especial com ações diferenciadas. Os clientes vão adorar!
- Desenvolva parcerias com fornecedores para sortear os serviços deles entre os clientes, por exemplo, uma cesta de produtos ou amostras de lançamentos.
- Contrate um programa de fidelidade e construa serviços e descontos para que as clientes usem cada vez mais o programa.
Ações para aniversário dos clientes de salão
Pensando exclusivamente no aniversário dos clientes no seu salão de beleza, confira abaixo 4 ações de marketing que vão deixar seu cliente ainda mais encantado e feliz com seu negócio, tornando-o ainda mais fiel a sua marca.
- Mensagem ou ligação – Isso dependente do grau de intimidade que você possui com seu cliente. Se for mais próximo, uma ligação cabe. Mas de maneira geral, uma mensagem carinhosa ou um áudio no WhatsApp já e suficiente. Lembre-se: Evite textos genéricos.
- Mimo especial – Não há ninguém que negue um mimo ou brinde. Então que tal oferecer algo exclusivo para seu cliente nessa data tão especial. Procure parceiros para que possam oferecer algo que a cliente vai adorar.
- Pacotes e descontos de presentes – Converse com sua equipe e fornecedores e faça o cálculo do melhor percentual a ser oferecido para clientes que vão comparecer na semana do seu aniversário. Em média, o desconto gira em torno de 15% e 20%. Também, crie o Dia da Princesa, Day SPA, pacote Eu me amo, que reúne vários tipos de procedimentos, aplicando um desconto para que a aniversariante entenda que está sendo presenteada. Inclua mimos como cupcakes ou velas ou espumantes. Use a criatividade.
- Fator surpresa – Seja muito estratégico e utilize o fator surpresa para surpreender seus clientes. Confira seu histórico e ofereça um serviço especial, o qual ela nunca utilizou. Ofereça essa experiência como cortesia. Essa ação é válida para aquelas clientes mais fiéis.
Todas essa ações estratégias podem ser aplicadas quando o estabelecimento conta um programa de fidelidade eficiente como o Programa Pontos Beleza Pura.