Ter um cartão fidelidade para salão de beleza é uma ótima alternativa para você que deseja conquistar mais clientes e fidelizá-los. Antes de adotar no seu estabelecimento, é importante você conhecer mais sobre o assunto.
Com o crescimento da concorrência e o consumidor cada vez mais exigente, a retenção de clientes se tornou um dos principais objetivos de qualquer negócio. Um cartão de fidelidade vai trazer diversas para seu salão de beleza e para seus clientes.
Principais motivos para investir num cartão fidelidade
O cartão de fidelidade para seu salão de beleza traz diversos benefícios para seu negócio. Os principais são:
- Conquista de novos clientes;
- Redução do risco de perda de clientes já existentes;
- Aumento do ticket médio por clientes;
- Menor dependência de promoções;
- Diferencial com os concorrentes;
- Estímulo para que os clientes consumam novos serviços;
- Aumento do tempo de relacionamento com os clientes.
A estrutura do cartão fidelidade
Um cartão fidelidade deve encorajar seus clientes a ter um comportamento mais rentável, estimulando o retorno ao salão de beleza. Por isso, é importante garantir boas recompensas e benefícios criativos.
Por isso, é importante recompensar seu cliente, desde o início do programa, conforme pontos adquiridos. Com isso, ele vai acreditar na vantagem de ser um cliente fidelizado. Confira alguns exemplos de pontuação:
- X pontos para clientes que trazem novos clientes;
- Y pontos para clientes que compartilham postagens nas redes sociais;
- Z pontos para clientes que pagam com dinheiro ou pix;
- X visitas darão direito a um vale serviço, como um corte, hidratação ou escova.
- Gastar Y reais, o cliente ganha um brinde;
- Z pontos, o cliente participa de um curso exclusivo, como automaquiagem.
Esse são alguns exemplos que você pode usar no cartão fidelidade para seu salão de beleza. Deixe fluir sua criatividade.
O que você precisa saber antes de adotar o cartão fidelidade
Como visto acima, o cartão fidelidade traz diversos benefícios para seu salão de beleza. Mas é importante é que você tenha um planejamento adequado. Defina as recompensas com cuidado. Elas precisam ser atrativas e motivar os clientes.
Além disso, é fundamentar estudar o perfil do seu público. Para isso, responda algumas perguntas:
- Quais serviços mais adquiridos?
- Qual é ticket médio dos seus clientes?
- Há hábitos de consumos que podem ser replicados?
Com base nessas informações, você será capaz de definir as regras do cartão fidelidade e criar recompensas atrativas e criativas.
Depois de adquirir o cartão fidelidade, você vai precisar divulgá-lo. Use seus clientes mais fiéis e as redes sociais para fazer essa divulgação. Além disso, seus colaboradores precisam estar treinados para oferecer o cartão para a clientela.
Preparado para adquirir um cartão fidelidade para seu salão de beleza? Faça o seu agora mesmo!