Programa de Fidelidade
Como definir metas e objetivos para seu salão de beleza

Como definir metas e objetivos para seu salão de beleza

O ano de 2021 está perto do fim e 2022 está logo aí. Este momento é ideal para pensar em diferentes metas e objetivos para seu salão de beleza, além de novas oportunidades. Para isso, é fundamental planejar e colocar em prática.

O planejamento estratégico do seu salão de beleza é o conjunto de ações, que incluem metas e objetivos. As metas são as conquistas de curto, médio e longo prazo. Já o objetivo é o resultado que se deseja atingir.

Método OKR para definir metas e objetivos para seu salão de beleza

A metodologia OKR foi criado pela Intel na década de 70, para desenvolver metas e objetivos. A partir daí, companhias de todo mundo passaram a adotar a estratégia.

Esse método ajuda os empreendedores a terem mais foco, pois está voltado para os resultados. Para obter isso, é importante que os objetivos sejam muito claros.

A metodologia funciona assim:

Por ano, defina no máximo 4 objetivos para seu salão de beleza. Por exemplo:

  1. Crescer 20% no Instagram
  2. Melhorar os lucros em 5%
  3. Aumentar o faturamento em 12%

Para conseguir atingir esses objetivos, o estabelecimento vai precisar definir ações ou metas para cada objetivo. Veja os exemplos:

Para crescer no Instagram, o empreendedor pode aumentar a frequência da postagem na rede social e fechar uma parceira com uma influenciadora digital da sua localização.

No objetivo de melhorar os lucros, é possível reduzir custos de energia, água e diminuir o estoque em pelo menos 5%.

Para aumentar o faturamento, o gestor deve implementar novos serviços, atrair pelo menos 20 novos clientes mensalmente, oferecer treinamento para seus colaboradores, entre outros.

Cliente como pilar do seu negócio

Independente das metas e objetivos traçados, o empreendedor precisa ter em mente que o cliente é o pilar do seu salão de beleza. Para obter sucesso no seu estabelecimento, você precisa trabalhar a tríplice – procura, excelência e oferta de serviços.

As ações de marketing são fundamentais para atrair novos clientes, fidelizar os antigos e se manter à frente da concorrência. Para conseguir atingir metas e objetivos, o planejamento do cliente é muito importante. Para isso, mantenha o cadastro dele atualizado, controle sua agenda rigorosamente, crie promoções e adquira um programa de fidelidade com o Beleza Pura.

Além disso, o planejamento financeiro precisa feito diariamente, considerando custos fixos, variáveis, imprevistos, entre outros. O controle de estoque também ajuda a cumprir as metas e objetivos do seu salão de beleza, pois é possível reduzir custos.

Aproveite o fim de ano e faça o planejamento para 2022, com novas metas e objetivos. Com isso, você poderá melhorar os resultados do seu salão de beleza.