Reconquistar antigos clientes do salão de beleza é uma das tarefas mais difíceis. Mas não é impossível! O dono do estabelecimento deve estar ciente que precisa criar uma conexão com esse cliente novamente, para que seu negócio aumente a margem de lucro e ganhe clientes fiéis a marca. Antes de saber como reconquistar antigos clientes, o gestor precisa descobrir quais foram os motivos que levaram a perder esse cliente.
Motivos
É muito importante conhecer os motivos pelos quais os clientes não estão voltando para seu salão de beleza. Para isso, o gestor e toda equipe deve prestar atenção em todos os detalhes, desde atendimento, produtos e serviços. Confira os principais motivos:
- O cliente esperou muito para ser atendido.
- O salão é muito longe do trabalho ou residência do cliente.
- O cliente se sentiu com tédio ou deslocado.
- Não teve conexão com o profissional que o atendeu.
- Insatisfação com o serviço.
- O preço era muito elevado.
- O profissional não prestou atenção no que o cliente queria.
- O serviço demorou tempo demais.
- O cliente não gostou do ambiente do salão.
- O profissional não apresentou uma atitude boa. Não prestou bom atendimento.
Note que todos os motivos acima estão ligados a experiência vivenciada pelo cliente dentro do estabelecimento. A experiência do cliente dentro do seu salão de beleza é fundamental para que ele tenha sempre sua marca na mente de forma positiva. Para otimizar essa experiência, o gestor deve treinar e preparar sua equipe para prestar o melhor atendimento. Conheça 5 dicas para reconquistar antigos clientes do salão de beleza:
Capriche na divulgação
Use as redes sociais para divulgar os serviços, novidades. Utilize as estratégias de marketing para chamar atenção do seu público. Crie eventos promocionais, combos, etc.
Crie um padrão de atendimento
O dono do salão de beleza deve conversar com toda sua equipe. É importante criar um padrão de atendimento e estipular metas. Todos os profissionais devem estar devidamente treinados.
Quando os padrões são otimizados, é fácil com que todos entendam os processos e o salão vai trabalhar de uma maneira automatizada. A partir daí, quando um profissional novo for contratado, ele deve se adaptar aos padrões do salão de beleza.
Foque na fidelização
Após todas essas mudanças, o público deve perceber essa progressão. Com isso, está na hora de investir na fidelização dos clientes. Há diversas estratégias para atrair mais clientes e gerar confiança. Uma dessas é ter um programa de fidelidade eficiente como o Pontos Beleza Pura.
Com o Pontos Beleza Pura, o salão de beleza poderá:
- Oferecer produtos e serviços diferenciados;
- Divulgar promoções;
- Pontuar clientes por uso de serviços;
- Ofertar benefícios aos clientes mais assíduos e vips;
- Oferecer troca de pontos por produtos, descontos ou serviços;
- Incentivar clientes a indicar outros em troca de pontos;
- Enviar mensagens para os clientes com promoções e pós-venda;
- Receber feedback de clientes.
Acompanhe os resultados
Após implementar todas essas dicas, é importante que o gestor acompanhe os resultados. Conquistar o cliente de volta é apenas um passo. O salão precisa manter a qualidade no atendimento e nos serviços para que os clientes se tornem fiéis.
Para isso, acompanhe todas as atividades dentro do seu estabelecimento. Veja se os profissionais estão seguindo os padrões estabelecidos. Analise se os clientes estão satisfeitos. Dessa forma, além de reconquistar antigos clientes do salão de beleza, você vai fidelizar os antigos e novos.