Diante da concorrência do mercado da beleza, impostos a pagar, produtos de qualidade cada vez mais caros, o dono de salão e barbearia se depara com uma dura realidade: Como aumentar preços sem perder a clientela?
Todo empreendedor, em determinado momento, precisa aumentar os preços dos seus serviços. Se você não construiu uma fidelidade com seu público, muitos clientes vão fazer cara feia para os preços novos e até mesmo procurar outro estabelecimento. Pensando nisso, confira 5 dicas para aumentar preços sem perder a clientela:
Crie uma estratégia de transição
O primeiro passo para realizar esse aumento de preços é fazer o levantamento dos custos fixos e variáveis, para analisar o quanto esses valores aumentaram.
A partir dessa análise, calcule o percentual de lucro e a taxa de aumento. Com isso, você terá os novos preços para os serviços e produtos.
Com os preços definidos, você precisa comunicar e explicar o aumento aos seus clientes fiéis, com quem o estabelecimento mantém um relacionamento constante. E estabeleça um período de transição de preços. Não mude os preços de uma hora para outra. Faça pelo menos um mês de transição.
Também é importante comunicar e explicar o aumento de preços para todos seus colaborares para que todos estejam hábeis para responder as perguntas dos clientes.
Após o período de transição, faça a mudança dos preços na tabela física, redes sociais e outras plataformas de comunicação.
Construa um valor agregado
Não aumente os preços somente por aumentar seus lucros. Pensar somente no lucro financeiro pode causar perdas de cliente.
Junto com o aumento de preço, promova algumas melhorias perceptíveis ao público, inclua alguns serviços que não tem custam nada ou pouco para o estabelecimento. Por exemplo: massagem no lavatório, serviço de café na bandeja, etc.
Essas mudanças pequenas constrói um valor agregado dos seus clientes. E eles terão a sensação de que o valor pago a mais, está voltando para eles.
Use a criatividade
Para os salões de beleza e barbearias que ofereçam pacotes de serviços e produtos, é importante ser criativo.
Se o seu pacote com 3 serviços custa 80 reais e vai custar R$ 110,00, minimize esse aumento criando pacotes alternativos, por exemplo:
Combo com 2 serviços = R$ 80,00.
Combo com 3 serviços + brinde = R$ 110,00.
Muitos clientes vão optar pelo combo de 3 serviços por valer mais a pena. O dono de salão de beleza precisa ser criativo.
Seja transparente
É um erro terrível aumentar os preços sem explicar aos clientes. Ser transparente, responder as perguntas com atenção, explicar os motivos do aumento é uma excelente forma de estreitar o relacionamento com os clientes.
Aproveite essa conversa e apresente a qualidade dos serviços do salão e agradeça a compreensão do cliente.
Esteja aberto às sugestões e às críticas
Ao aumentar os preços, você precisa estar aberto às sugestões e às críticas. Se mantenha disponível para conversar com os clientes. Ouça tudo, colete informações e até encontre outras oportunidades para melhorar.
O aumento de preços é algo inevitável nos estabelecimentos, portanto não tenha medo das reclamações e críticas. Acredite no potencial do seu negócio, confie na sua decisão e implante valor agregado aos serviços.